Buscar
  • Ionice A. Lourenço

Esta nova juventude e os velhos novos pais.

Atualmente é muito comum ouvirmos criticas com relação a “esta nova juventude”, muito mais comum é ouvir a frase ” na minha época, era o só o meu pai olhar que eu obedecia”.



O difícil mesmo, muitas vezes é compreendermos que é nesta época que estes jovens que vivenciam mudanças culturais, tecnológicas e sociais tão avassaladoras precisam ser educados. E somos nós de gerações passadas os responsáveis por eles.



" Sigmund Freud nos questionou: “Qual a sua responsabilidade na desordem a qual você se queixa?”

Antes chamo você a uma reflexão de que todos nós somos parte da nossa biologia, sociologia, psicologia e também da nossa espiritualidade e gostaria de discorrer brevemente sobre as gerações.


Gerações X, Y, Z, W, Alfa, Baby Boomer:


O que são gerações – As gerações são grupos de pessoas que nasceram em um mesmo período e possuem características semelhantes, compartilhando na maioria das vezes valores, costumes e comportamentos. Experenciaram em grande parte as mesmas situações.


Geração Veteranos e Tradicionais


Descrição: Os veteranos viveram na época da segunda guerra mundial, vivenciaram crises econômicas e de acordo com Kulloc (2010) não tem problemas em respeitar regras.


Características:


1. Estabilidade na vida econômica;

2. Valores essenciais como família e trabalho;

3. Moral e bons costumes;

4. Geralmente aposentados;

5. Adaptam-se e preferem hierarquias rígidas;

6. Passam anos em uma mesma empresa


GERAÇÃO Baby Boomer

Data de Nascimento: de 1946 a 1960


Descrição: Surgem após explosão demográfica, a um avanço cultural e a TV que se tornou um influenciador nesta geração. Os BBs, muitas vezes são definidos em duas fases:

“1. Primeiros Boomers (1946 à 1954) e;

2. “Boomers Posteriores (1955 a 1964)”.


Características:

1. Estabilidade em seu padrão de vida;

2. Decididos;

3. Dedicam-se a causas sociais como o movimento feminista e a favor das causas e movimentos raciais e homossexuais, tem preferência por qualidade e não quantidade;

4. Os festivais começam a tomar força e são influenciadores no objetivo ao descontentamento a censura da ditadura militar.


GERAÇÃO X

Data de Nascimento:

de 1960 a 1980.


Descrição : A expressão “Geração X” foi criada pelo fotógrafo Robert Capa em 1950. São os filhos da Geração BB. A geração ousada para os valores da época, o nome “X” torna-se então a primeira geração a ter um maior preparo acadêmico, questionam e rompem regras e valores das gerações anteriores, viram a inserção do computador, do celular e da internet;


Características:

1. São mais exigentes;

2. Perfil de vida estável:

3. Busca da liberdade;


GERAÇÃO Y

Data de Nascimento:

de 1980 e inícios dos anos 90 (~1994)


Descrição : Começa então a geração “internet” e a geração do milênio, são mais conectados, pois nasceram na época da globalização, dos avanços tecnológicos e com mais acesso às informações.


Características:

1. Estão sempre conectados;

2. Preferem computadores a livros;

3. Criativos

4. Vivem em redes sociais;

5. Buscam sempre novas tecnologias.

6. Adoram desafios, são dinâmicos,

7. Buscam qualificação, possuem mais energia (OLIVEIRA, 2010)

8. Precisam encontrar desafios em seu trabalho, não se prendem e são propensos a buscar novas oportunidades.


GERAÇÃO W

Data de Nascimento:

de 1991 a 2000


Descrição: Alguns autores não consideram esta nomenclatura, pois acreditam que esta geração se funde com a geração Y.


Características: 1. as mesmas que a geração Y.


GERAÇÃO Z

Data de Nascimento: após 2010


Descrição: Esta geração ainda não está totalmente definida. Considerada de Geração M (de móbile). Muito mais conectados a tecnologia. O pesquisador australiano Mark MCCrindle define como a geração ALPHA e enfatiza que são pessoas independentes com maior capacidade e potencial de resolução de problemas que as gerações anteriores, pois já nascem em ambientes repletos de aparelhos tecnológicos.


Características: Ainda em definição, pois inclui pessoas que nascera até 2024, algumas especialidades um perfil menos hierárquico e mais curioso.


Entenda


Alguns estudos apontam que pessoas que nascem próximas as duas gerações trazem características destas mesmas duas gerações. O que eu gostaria de te trazer com isso, é que nós estamos falando de gerações diferentes, de pessoas diferentes, mas que precisamos educar com os mesmos valores. Algo importante a se frizar que independente do contexto geracional todo ser humano passou pela sua fase de adolescência, de rebeldia, de inseguranças, de incertezas, cada qual a sua forma e a sua maneira, isso também depende da nossa personalidade e do nosso contexto familiar, social e cultural.


É incontestável que todos nós estamos vivenciando um momento tecnológico atual que fez com que não só nos distanciássemos das nossas relações humanas, mas que mudássemos os nossos comportamentos em relação aos nossos filhos. Tiramos nossos filhos das ruas, das brincadeiras, demos tabletes, vídeo games, computadores e tantas outras mudanças similares. O que parece com isso, é que não só as novas gerações se formam, mas nós das gerações anteriores continuamos a ter comportamentos similares que influenciam no comportamento das novas gerações.


Aguarde o próximo capítulo, temos muito a falar sobre isso.


Ionice Lourenço

Taboão da Serra 06 de dezembro de 2019.

62 visualizações
CONTATO

Rua Elizabeta Lips 112 - Centro

Taboão da Serra , SP  -  06763190

Tel: (11) 4786-5824

Whatsapp (11) 98325-8133

ionicelourenco.palestra@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

© 2020 por Agência Leonie

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem